domingo, 20 de abril de 2008

Travian tutorial

Travian é um jogo que você joga sem instalar,é pela internet

http://www.travian3.com.br (brasileiro)
http://www.travian.com (internacional)
http://www.travian.pt (portugues)

Bom a primeira coisa que iniciantes devem saber é que Travian é um jogo de Guerras. Isto significa que você será atacado mais cedo ou mais tarde. Portanto, se você não sabe lidar com estas coisas, vá jogar SimCity.

A segunda coisa é que Travian é um jogo em tempo real, não existe modo férias ou algo similar, enquanto você estiver off-line, o jogo continua e você pode ser atacado.

A minha primeira dica para todos que começam a jogar é investir na produção de recursos:

1º Eleve todos os campos de crop (cereal) para o nível 1.
2º Eleve todos os campos de clay (barro) para o nível 1.
3º Eleve todos os campos de wood (lumber, madeira) para o nível 1.
4º Eleve todos os campos de iron (ferro) para o nível 1.

Depois disso você pode aumentar a sua capacidade de armazenamento de recursos criando o Granary (Celeiro) e o Warehouse (Armazém) ou fazer um novo investimento em produção de recursos elevando todos os campos para nível 2. Isto vai depender se você é muito ativo no jogo ou não, pois se for ficar horas sem acessar, é melhor evoluir a capacidade de seus estoques.

Depois eu recomendo investir em crannys(Esconderijo) para proteger seus recursos de serem saqueados por outros inimigos.

Depois de possuir uma produção razoável (minha opinião é 60 por hora de cada recurso) você pode construir tropas. Para construir as primeiras tropas, é necessário construir o Barrack (Quartel) e o Rally Point (Ponto de Encontro).

Para você saber como construir os edifícios, vá em instruções no menu à esquerda do jogo. Para construir certos Edifícios é preciso já ter outros, nas instruções de cada um, é mostrado os pré-requisitos.

Emitir tropas para outras vilas

Existem 2 maneiras para você emitir uma tropa(soldados) para outra vila:

1) Vá ao Rally Point (Ponto de Encontro), clique no link "send troops". Próximo passo, veja em "Tela de envio de tropas".

2) Clique na vila que vila que você deseja emitir as tropas, isto pode ser feito no mapa ou em algum link que indique à vila, relatórios de ataque e comércio por exemplo.
Depois clique no link "send troops", a tela de envio de tropas será exibida, porém com as coordenadas da vila já Preenchidos.
Siga agora os passos da "Tela de envio de tropas". Este modo é recomendado para não haver erro de digitação das coordenadas e você emitir as tropas para uma vila errada.


Tela de envio de tropas

Selecione o número de tropas de cada tipo que você deseja, informe as coordenadas da vila ou o seu nome e a forma de envio.
Existem 3 formas de envio:

1) Raid (assalto) - Suas tropas atacam com o objetivo de captar recursos, se existirem soldados de defesa, alguns de seus soldados lutam e outros apenas saqueiam e voltam para a vila. Dos que lutam, será vencedor aquele que possuir a melhor tropa. (lógico)

2) Ataque Normal - Suas tropas atacam com o objetivo de matar as tropas inimigas, se existirem soldados de defesa, ambas as tropas lutaram até uma matar todos os soldados da outra. Se você vencer, os soldados sobreviventes saqueiam os recursos do inimigo.

3) Reforso - Suas tropas vão para a vila indicada como reforso para a defesa, o jogador beneficiário não poderá atacar com suas tropas, somente defender, tanto ele quanto você podem ordenar que as tropas voltem, para isto vá ao Rally Point, fica um link ao lado das tropas com esta função. As tropas de reforço são alimentadas pela vila onde elas estão.

Selecionado o tipo de envio, clique no botão "OK". A próxima tela é de confirmação, ela exibe o tempo que as tropas levarão para chegar e a hora da chegada, assim como o nome do jogador e da vila de destino. É necessário confirmar para que as tropas sejam enviadas.

Emitir tropas para outras vilas - complementação

Uma vez confirmado o envio de tropas, você pode cancelar e ordenar que suas tropas voltem para sua vila somente no primeiro minuto da marcha da tropa, ou seja, após 1 minuto que você ordenou que as tropas partissem não há como cancelar.

Crop (Cereal)

Este é um recurso "chave" no jogo. Quando vocês estiverem com vilas mais evoluídas (com população acima de 500) vão perceber que este recurso pode influênciar inclusive na sua vitória ou derrota em uma batalha.

Além de ser usado para você gastar com construção de edifícios, tropas e melhorias como os outros recursos, o crop também é utilizado para alimentar sua população e suas tropas em cada vila sua.

A população de sua vila aumenta de acordo com o crescimento de sua vila e esta por sua vez, aumenta de acordo com o número de edifícios criados e o nível dos mesmos. Quando você for construir um edifício ou evoluir algum já construído, além de ser exibido os recursos necessários para fazê-lo, é exibido também o quanto sua população aumentará, esta indicação fica antes do reloginho que mostra o tempo necessário para terminar a operação.

No canto superior direito é exibido o consumo total de crop de sua população somada as suas tropas e a capacidade total de sua produção. O símbolo(ícone) que representa esta indicação, para mim, lembra um fecho de feno amarrado. Não sei o que parece para vocês.

A sua produção real de crop é a diferença de sua capacidade de produção - o consumo de sua população e tropas.

Visto tudo isto, você iniciante, agora pode entender porque sua produção real de crop está baixa ou zero, mesmo você tendo evoluído vários campos de crop. A resposta é porque sua população aumentou e/ou você construiu muitas tropas. O que fazer nesta situação? Você pode trocar outros recursos por crop no mercado, pode fazer assaltos em outras vilas com suas tropas para conseguir crop, pode evoluir seus campos de crop, pode pedir para alguém te enviar crop, pode matar suas tropas em uma missão suicída ou pode destruir algum prédio para diminuir a população (para este último você precisa de ter seu edifício principal no nível 10)

Crop (Cereal) - complementação

Jogadores experiêntes e em um estágio avançado de jogo, jogam com produção negativa de crop. Ou seja, tem mais gente em sua vila consumindo seu cropdo que a sua produção total pode alimentar. Neste caso os estoques de crop vão baixando a cada segundo. Se os estoques chegarem a zero, as tropas que estão nesta vila começam a morrer de fome. Isto ajuda a explicar porque eu disse que crop é um recurso "chave" no jogo.

Para suprir esta deficiência de produção negativa de crop, o jogador precisa conseguir crop de outras maneiras, na maioria dos casos fazendo assaltos a outras vilas, mas ele também pode manter sempre uma troca de seus outros recursos por crop no mercado.

Acreditem, eu já vi jogador com produção real de crop = -5000 por hora. E não duvido que existam produções negativas menores que esta.

Criar tropas

Existem diferentes tipos de tropas para as diferentes tribos, mas basicamente elas se dividem em:
► infantaria de defesa;
► infantaria de ataque;
► cavalaria de defesa;
► cavalaria de ataque;
► rams (arietes);
► catapultas;
► settler (colonizadores)
► senadores

Para cada uma desses tipos de tropas existem pré-requisitos que precisam ser construídos e ou evoluídos para você conseguir criar as tropas.

As primeiras tropas disponíveis para serem cosntruídas no jogo precisam que o Rally Point (Ponto de Encontro) e o Barrack (Quartel) sejam construídos. Estas primeiras tropas são:
► Legionnaire (Legionário) - infantaria de ataque e defesa - Romanos
► Phalanx (Falanges) - infantaria de defesa - Gauleses
► Clubswinger (Salteadores) - infantaria de ataque - Teutons

Para construir as demais tropas é necessário construir outros edifícios como Academia, Estábulo, Ferreiro, etc. Todos os pré-requistos podem ser vistos no menu à esquerda do jogo na opção instruções.

Lembrem-se que sempre ao atingir os pré-requisitos para construir uma determinada tropa, é preciso "treiná-la" na Academia antes, só assim a tropa estará disponível para ser construída.

Rally Point, Ponto de Encontro, Ponto de reunião

Já li estes 3 nomes diferentes para identificar à mesma construção e estou criando um post sobre ele porque muitos iniciantes não sabem como construí-lo:

- Para construir o Ponto de Encontro você não precisa de nenhuma outra edificação como pré-requisito, você apenas precisa de ter recursos suficientes (madeira:110, barro:60, ferro:30 e cereal:60) e claro, não estar construindo outra edificação no momento. O Ponto de Encontro, diferentemente das outras construções, só pode ser construído em um local específico que é no centro da aldeia à direita daqueles 2 bonequinhos que estão exatamente no centro da vila, o local lembra uma meia lua.

- Aumentado o level do Ponto de Encontro, gradativamente a cada level, você terá mais opções de mira para suas catapultas no momento de ataque. No level 10 você terá todas as opções de mira (menos dos esconderijos que nunca podem ser mirados). No level 20, você terá a opção de atacar em 2 alvos simultâneamente se utilizar 20 ou mais catapultas.

- No Ponto de Encontro, você pode ver:
► As tropas presentes em sua vila (suas e de reforços);
► As tropas que estão presas em sua vila (se você tiver armadilhas/somente para gauleses);
► Suas tropas que estão presas em outras vilas;
► Ataques emitidos e em andamento à sua vila;
► Seus ataques/reforços em andamento.

Coordenadas do Mapa / Região

Coordenadas
O mundo de Travian é construido em um plano carteziano igual à aqueles aprendidos na escola nas aulas de Matemática, ou seja, um eixo "x" na horizontal e um eixo "y" na vertical.

Todas as vilas, vales abandonados e oásis, são representados por um ponto neste plano carteziano, portanto dadas as coordenadas x|y, é possível você localizar qualquer um destes 3 elementos no mundo de Travian.

Região
As regiões geográficas que o jogo possui são referentes ao plano carteziano. Imagine a "cruz" do plano carteziano no mapa, a região superior esquerda é o Noroeste, a superior direita é o Nordeste, a inferior direita o Sudeste e por fim a inferior esquerda o Sudoeste.

Analizando ainda o plano carteziano, dadas as coordenadas de um ponto (vila, oásis, ou vale abandonado), você pode saber em que região ela se encontra observando se os valores de "x" e "y" são positivos ou negativos. Sendo assim temos:

-x|y = Superior esquerdo / Noroeste
x|y = Superior direito / Nordeste
x|-y = Inferior direito / Sudeste
-x|-y = Inferior esquerdo / Sudoeste




Nenhum comentário: